sábado, 7 de abril de 2012

RECICLAGEM CONCEITOS DOS 3 Rs


RECICLAGEM

CONCEITOS DOS 3 Rs

Um dos princípios básicos da educação ambiental sobre o lixo é o conceito dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Conjunto Escritório -Material: Madeira reciclada, Lata de Batata e Papel artesanal reciclado.
Reduzir
O cidadão deve aprender a reduzir a quantidade do lixo que gera. A redução não implica em padrão menos agradável de vida. É simplesmente uma questão de reordenar os materiais que são usados no dia a dia. Uma das formas de se tentar reduzir a quantidade de lixo gerada é diminuir o desperdício de produtos e alimentos consumidos. A partir do momento em que este desperdício resulta em ônus para o poder público e para o contribuinte, a redução do volume de lixo significa redução de custos, além de fator decisivo na preservação dos recursos naturais.
“Uma das formas de se tentar reduzir a quantidade de lixo gerada é diminuir o desperdício de produtos e alimentos consumidos”
Jardim com fogões velhos.
Menos lixo gerado também implica em estrutura de coleta menor, e também em redução de custos de disposição final.

Reutilizar
Poltrona de Pneu

Existem inúmeras formas de reutilizar os mesmos objetos, até por motivos econômicos. Escrever nos dois lados da folha de papel, usar embalagens retornáveis e reaproveitar embalagens descartáveis para outros fins são apenas alguns exemplos. Uma parcela do comércio formal já contribui para essa prática, na medida em que os “sebos” trabalham basicamente com livros usados, assim como os “brechós” comercializam desde roupas até móveis usados.

Reciclar
Papel Artesanal de bagaço de cana.
A reciclagem forma a terceira ponta do tripé, sendo a alternativa quando não é mais possível reduzir nem reutilizar. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando. Para compreender a reciclagem, é importante “reciclar” o conceito de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

Benefícios da Reciclagem
  1. Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar;
  2. Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
  3. Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
  4. Melhora a produção de compostos orgânicos;
  5. Gera empregos para a população não qualificada;
  6. Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
  7. Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
  8. Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
  • A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria e da energia, que se tornaria lixo. Os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria-prima virgem. A reciclagem propicia a economia de energia, água e matéria- prima, gera emprego e renda nas etapas de coleta, separação e comercialização do material reciclado.
·
  • Transformar, reaproveitar,tornar útil. Em todos os sentidos, que se possa aplicar o termo reciclagem, a idéia é inspiradora. E os resultados sempre benéficos!
  • O material reaproveitado deixa de ser um problema para o planeta e possibilita uma infinidade de utilizações e criações diversas. Móveis, objetos utilitários, decorativos, adereços, enfim é impressionante o que artesãos criativos conseguem fazer hoje com o que ontem era descartado.
  •  Nas questões humanas muitas vezes somos levados à reavaliar projetos, reorganizar emoções, recriar possibilidades. Reciclam nossas vidas o tempo todo.
Reutilização de Resíduos Têxteis  (Retalhos de tecidos)
          
                                 ·         Referências Bibliográficas
  • ·         A EMBALAGEM E O MEIO AMBIENTE, 1990, Campinas. Anais.: CETEA/ITAL, 1992. Parte 1 e 2.
    ·         ALONSO, L. R. Coleta, tratamento e disposição final: problemas e perspectivas. In: SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Coordenadoria de Educação Ambiental. Resíduos sólidos e meio ambiente. São Paulo: PINI, 1993.
    ·         ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Resíduos sólidos – classificação: NBR-10004. São Paulo, 1987.
    ·         INSTITUTO E PESQUISA TECNOLÓGICA. Manual de Gerenciamento Integral. Agosto, 1996.
    ·         UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Maio, 1995.    
    Hoje deu saudades  e vontade de ajudar a salvar  nosso planeta...As vezes  ou melhor sempre é bom estar lembrando... Depende de nós... Que tipo de terra queremos deixar para o futuro da humanidade???? Pense nisso, você também é responsável.
    Boa Noite beijos FELIZ PÁSCOA.
    NEIA Kirach

7 comentários:

  1. muito legal essa postagem Néia,ótimas informações.Feliz Pascoa pra vc...

    ResponderExcluir
  2. Néia, adorei este seu post.
    E aqueles papéis reciclados são os que vocês fazem?? Que cores lindas!!!
    Que bom que gostou da minha dica no DCC, algo simples que só pensei faz pouco tempo, hahaha.
    E você já comprou sua DCM?
    Feliz Páscoa amiga!!!
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  3. é isto aí amiga reciclar sempre,ótima postagem,Feliz Páscoa pra ti querida,e aí?Chegaram?Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Neia,

    Obrigado pela visitinha lá no blog. Adorei essa postagem. Define bem o conceito dos 3Rs e a diferença de reciclar e reutilizar, coisa que muitos confundem ou usam como sinônimos.
    Tomara que aos poucos as pessoas se conscientizem da importância que suas atitudes afetam mundo, positivamente ou negativamente. O mundo está pedindo socorro e as pessoas não ouvem.
    beijos e feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Néia!!!

    Tudo bem amiga? Quanto tempo!!! Ando sumida, sumida dos bloguinhos!!!

    Muito obrigada pela aulinha, ainda mais agora com a Cecília, já mudamos certos hábitos para tentarmos deixar um mudo melhor para ela!!!!

    Beijocasssss
    Gi

    ResponderExcluir
  6. Neia, eu não vejo outra alternativa para a sustentabilidade do planeta, que não seja a reciclagem e conscientização. Eu incluo a reciclagem em tudo! Adorei o post, educativo e útil.

    Feliz Páscoa prá vc e prá sua família!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Néia,

    Que iniciativa bacana... Acho que o grande problema ambiental ainda é a falta de informação. Precisamos divulgar e fazer campanha mesmo... Linda sua iniciativa de trazer informação e difundir os 3 Rs. Ainda tem muita gente que acha que é tudo a mesma coisa, não é?

    Parabéns, querida!!! Beijinhos, Feliz Páscoa e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir

Que bom que vc veio me visitar.
Fiquei muito feliz, por deixar um comentário.
bjos Obrigada Neia