terça-feira, 21 de outubro de 2008

DICAS - O retorno das embalagens retornáveis


O retorno das embalagens retornáveis




As embalagens retornáveis estão voltando. Será por pressão de diversas instituições ou porque, para a indústria, é mais fácil e mais interessante retornar do que reciclar. Leia a matéria abaixo. Só não vale ficar indiferente a essa questão tão importante!

A era da embalagem descartável pode estar com os dias contados. A indústria de embalagens, cada vez mais pressionada pela legislação, por consumidores e ONGs por causa da produção de resíduos e seu descarte inadequado no ambiente, ensaia uma volta às origens. Segundo especialista, a embalagem do futuro será durável e poderá ser reutilizada inúmeras vezes, em um ciclo fechado de produção e consumo.
"É o fim da era do descartável. Haverá um retorno à embalagem durável e reutilizável'', diz Martin Bunce, especialista em design sustentável e diretor da Tin Horse, empresa de design britânica que tem entre os clientes gigantes como Unilever, P&G, Coca-Cola e Electrolux.
Segundo Bunce, o conceito de redução do desperdício de embalagens está tomando corpo entre as empresas de bens de consumo e de bens duráveis. Bunce afirma que as novas embalagens, que já começam a chegar às mãos dos consumidores na Europa, Japão e Estados Unidos, unem conhecimento de ponta ao tradicional. "As pessoas gostam das coisas novas, mas também apreciam as antigas.

Lembra quando costumávamos retornar os vasilhames de bebida? Eles estão de volta." "Os recursos naturais são finitos, as matérias-primas estão encarecendo e nosso padrão de consumo está transformando as cidades em enormes lixeiras. Os anos de desperdício estão no fim, e a indústria terá de se adaptar a essa realidade."
Por outro lado, Bunce critica a postura de muitos defensores de práticas mais sustentáveis na indústria de declarar guerra a produtos ou tipos de materiais - é o caso, segundo ele, das sacolas plásticas dos supermercados, na berlinda em várias regiões do planeta. "Essa campanha não faz muito sentido porque as sacolas são reutilizadas para outros fins, o que é um atributo de sustentabilidade."

Segundo ele, do ponto de vista ambiental não faz muita diferença se a embalagem é de vidro, plástico ou alumínio - desde que sua vida útil seja ampliada.

http://www.setorreciclagem.com.br/index.php

domingo, 19 de outubro de 2008

MESTRE


”Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida.

Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo”.
Feliz Dia Dos Professores!!!"

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO

A data é um convite para que todos, pais,
alunos, sociedade, repensem nossos papéis
e nossas atitudes, pois com elas demonstramos
o compromisso com a educação que queremos.

Aos professores, fica o convite para que não
descuidem de sua missão de educar, nem
desanimem diante dos desafios, nem deixem
de educar as pessoas para serem “águias” e
não apenas “galinhas”. Pois, se a educação
sozinha não transforma a sociedade, sem ela,
tampouco, a sociedade muda.

(Paulo Freire).
Feliz Dia Dos Professores!!!
PARABÉNS A TODOS EDUCADORES...

PARABÉNS PROFESSOR

BJOS 1000 NEIA