sexta-feira, 2 de novembro de 2007

DICAS - PORQUE ACID FREE? -





Acid Free ou livre de ácido é o papel que em sua composição não foi utilizado nenhum produto com reação ácida ou que, com o passar do tempo se decomponha produzindo resíduos ácidos.

Essa denominação nos leva aos papéis que utilizam cola animal em sua composição, para desenvolverem uma resistência parcial à água. Esse processo foi usual até a metade do século XIX em papéis artesanais para que tivessem uma resistência parcial à água necessária, porque a escrita era feita com tinta azul à base de sais de ferro dissolvidos em água. A absorção do corante com base água penetrava no papel, onde se fixava, mas sem se espalhar. Para secagem era necessário o uso de um “mata borrão” que absorvia o excesso de tinta e evitava que o papel escrito borrasse. A utilização da cola animal deu a este processo o termo de colagem do papel para escrita.

No sec.XIX surgiu um novo processo de colagem de papel com resina natural, de origem vegetal, proveniente dos pinheiros, o breu, que é solúvel e, soda, para neutralizar a massa do papel utiliza-se o alumém. BREU+ SODA+ ALÚMEM = COLAGEM ÁCIDA (PH 4 E5).

Por conta disso ocorreu uma grande procura por papéis com colagem animal que passaram a ser fabricados novamente.

Na década de 70 surgiu um novo processo de colagem feito com a utilização de resinas sintéticas. Esse novo processo foi escolhido por permitir a utilização de um novo pigmento como carga que é o carbonato de cálcio, de origem natural(pó de marmore).

Este processo de produção de papel passou a ser chamada de colagem alcalina e se difundiu pelo mundo todo.

Desta forma, é possível produzir hoje papel com colagem sintética com uma superfície com reação neutra e também papel com colagem sintética com reação alcalina. Ambos os produtos são considerados Acid Free como os papéis antigos produzidos geralmente de maneira artesanal, por terem uma reação neutra ligeiramente ácida.

Os papéis Acid Free são os preferidos dos artistas plásticos e pintores para trabalhos em aquarela, óleo e acrílico. Esse tipo de papel é também recomendado para restauração e conservação de documentos por serem papéis de longa permanência.

FONTE: http://www.filiperson.com.br/suportetecnico_001.asp